A Imperatriz Sissi
Adoro histórias com rainhas e princesas, e certamente me sinto fascinada pela história de vida dessas mulheres. Uma trilogia que assisti e amei foi sobre a Imperatriz Sissi, imortalizada no cinema e protagonizada pela atriz Romy Schneider, "Sissi" (1955), "Sissi, a imperatriz" (1956), "Sissi e seu destino" (1957), grande sucesso do austríaco Ernst Marischka.
A Imperatriz Elizabeth da Áustria nasceu em 24 de dezembro de 1837, em Munique. Casou-se com Francisco José I, em abril de 1854, tinha 16 anos. Do casamento gerou 4 filhos, Sofia Frederica, Gisela, Rudolfo e Maria Valéria.
A vida de Sissi não foi nenhum mar de rosas, foi marcada pela depressão, causada pela infelicidade no casamento, da rígida vida na corte austríaca e tragédias. Além de ser muito vaidosa, sofria de anorexia. Controlava rigorosamente seu peso, chegando a se pesar três vezes ao dia. Com aproximadamente 1,75 de altura, pesava 45quilos. Vivia fazendo dietas malucas. Essa privação em torno da alimentação resultou num diagnóstico de desnutrição e problemas pulmonares.
No auge de sua beleza, Sissi fazia questão de retratá-la em documentos e quadros. Através de várias pesquisas, constataram que não há retratos dela depois de seu trigésimo aniversário. O declínio de sua beleza doeu-lhe muito. Sissi preocupou-se em manter-se viva na memória popular eternamente jovem, não se conformava com a velhice, passando a esconder-se por trás de leques e véus negros.
Este é um pequeno resumo da vida de uma mulher que teve tudo, e ao mesmo tempo nada. Sua beleza foi sua glória e ao mesmo tempo sua ruína.


Nenhum comentário:
Postar um comentário