Belo x Bizarro, curiosidades
As famosas crinolinas de 1830, eram armações no formato de uma gaiola. Foram adaptadas por uma versão mais leve pois a anterior dificultava os movimentos. A crinolina eram revestida de material inflável, e em 1863 um incêndio numa igreja matou dezenas de mulheres que usavam a peça, na tentativa de escapar, bloquearam a porta, por causa da crinolina.
As anquinhas deram a mulher um volume traseiro, no fim do século XVII, acessório inspirado em aparelhos ortopédicos, que podia ser feito de ferro ou madeira. Para que fazia uso do acessório, era comum ter problemas lombares e machucados na cintura.
A cor verde no século XVIII era feita com arsênico, causando alergias e problemas respiratórios. Era a cor mais cara e exclusiva. o uso de tecidos tingidos era um privilégio pra poucos.
Maquiagem venenosa, sucumbiu uma das mais belas jovens Reino Unido, Maria Gunning, conhecida como condessa de Coventry. A bela era adepta de base branca para o rosto e busto e de ruge vermelho para bochechas que era moda na época. Mas os cosméticos continham chumbo, abrindo em seu rosto fissuras que infeccionaram e envenenaram seu sangue, que resultou na sua morte aos 27 ano em 1760. Se tornou conhecida nos circulos da sociedade como uma "vitima dos cosméticos".
Essas foram algumas curiosidades que estão no livro ULTIMA MODA - UMA HISTORIA DO BELO E DO BIZARRO. Informações da revista época, 23/ 12 /2013.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Belo x Bizarro.
As diferenças são notórias quando fazemos observações entre o belo e o bizarro no decorrer dos séculos. Na moda, as excentricidades eram muitas, a ponto de sacrificar o bem estar daqueles que se sujeitavam a ostentar certos hábitos. O livro ULTIMA MODA - UMA HISTORIA DO BELO E DO BIZARRO, reúne fatos que contrariaram o bom senso e o bem estar colocando em risco a saúde de quem fazia uso de certos trajes e acessórios. Como se diz, estar na moda, tem seu preço.
As diferenças são notórias quando fazemos observações entre o belo e o bizarro no decorrer dos séculos. Na moda, as excentricidades eram muitas, a ponto de sacrificar o bem estar daqueles que se sujeitavam a ostentar certos hábitos. O livro ULTIMA MODA - UMA HISTORIA DO BELO E DO BIZARRO, reúne fatos que contrariaram o bom senso e o bem estar colocando em risco a saúde de quem fazia uso de certos trajes e acessórios. Como se diz, estar na moda, tem seu preço.
sábado, 28 de dezembro de 2013
Steampunk
O que me chamou a atenção foi a riqueza dos detalhes, que fazem uma releitura da Era do Vapor marcada por grandes inovações industriais conquistadas pelo homem, descobertas que aceleraram o crescimento da indústria em direção á modernidade. Atualmente o estilo pode ser visto nas passarelas, coleções e nos acessórios, ou até mesmo em figurinos para filmes, teatro e televisão.

”O objetivo principal da moda steampunk é divertir, e explorar algumas das incontáveis opções para a auto expressão que a antiga idade do vapor ainda tem a oferecer à sociedade moderna”. frase de G. D. Falksen, famoso ensaísta e divulgador do estilo steampuk.
O que me chamou a atenção foi a riqueza dos detalhes, que fazem uma releitura da Era do Vapor marcada por grandes inovações industriais conquistadas pelo homem, descobertas que aceleraram o crescimento da indústria em direção á modernidade. Atualmente o estilo pode ser visto nas passarelas, coleções e nos acessórios, ou até mesmo em figurinos para filmes, teatro e televisão.

”O objetivo principal da moda steampunk é divertir, e explorar algumas das incontáveis opções para a auto expressão que a antiga idade do vapor ainda tem a oferecer à sociedade moderna”. frase de G. D. Falksen, famoso ensaísta e divulgador do estilo steampuk.
Referências:
EgoPHobia – revista
cultural (em diversos idiomas) onde podem ser encontrados diversos
artigos de G. D. Falksen, famoso historiador, escritor, ensaísta e
divulgador da cultura steampunk.
http://www.egophobia.ro/21/invitat.html#2e
Steampunk Fashion –
site (em inglês) com diversos artigos e explicações sobre a moda
steampunk e sua imensa diversidade.
http://steamfashion.livejournal.com/929255.html
Steampunk y outros
retro futurismos – Como o próprio nome indica, site (em espanhol)
com diversas noticias, informações e novidades no mundo literário,
moda e fotografia steampunk.
Steampunk- continuação.
O estilo Steampunk segue padrões de base mais comuns para os homens, no papel de exploradores, caçadores, militares, cientistas, médicos, aristocratas, mecânicos e etc.,
Já as mulheres, encarnam versões que abusam bastante da sensualidade, como por exemplo - dançarinas, cortesãs, vampiras, bonecas mecânicas, etc.
Os adereços são fundamentais, e sua variedade é infinita, predominando o estilo retro futurista, empregando bronze, dourado e prata. E não podemos esquecer dos mais complexos, como mochilas telegráficas, lunetas a vapor e braços mecânicos.
O estilo Steampunk segue padrões de base mais comuns para os homens, no papel de exploradores, caçadores, militares, cientistas, médicos, aristocratas, mecânicos e etc.,
Já as mulheres, encarnam versões que abusam bastante da sensualidade, como por exemplo - dançarinas, cortesãs, vampiras, bonecas mecânicas, etc.
![]() |
| Braço mecânico |
![]() |
| personagens de filmes, atuais ou do passado |
![]() |
| mistura de estilos. |
Steampunk
O Steampunk, de forma
resumida, é um universo da ficção cientifica ambientado na Era do
Vapor, e pelas estimativas conservadoras, iria de
1837-1901, abarcando o reinado da Rainha Vitória, ou o chamado
período vitoriano: são 60 anos de inovações tecnológicas, com as
tendências de moda mudando tão rápido quanto as aplicações do
vapor como fonte de energia dominante. Porém, pessoas com uma visão
mais ampla, estendem esse período, que iria desde o inicio do século
XIX, com o uso das primeiras máquinas à vapor na locomoção e
industria; até o período da Primeira Guerra Mundial, quando o
petróleo substituiu o vapor como força motriz mundial. Sendo assim,
o período abrange mais de 120 anos de mudanças na moda, estilo e
culturas!!!
Uma das características
mais marcantes do estilo steampunk é a capacidade para a
diversidade. Ele foi construído sobre uma ampla plataforma de
estilos, épocas, lugares, locais, histórias e utilidades, e isso se
reflete especialmente no vestuário, onde pode (e efetivamente é) ser condensado um imenso espectro de influências, cores, estampas e
moldes.
As roupas de base para
a moda steampunk, por comodidade (e pelos britânicos vitorianos
serem os primeiros a empregar a força motriz do vapor na produção
de tecidos e das máquinas de costura), seguem em linhas gerais o
estilo vitoriano.
Para os homens: calças
de cortes retos, camisas (de manga curta ou longa) de botão, colete,
casaco (que pode ir do terno formal, até um camisolão ou jaquetões
de Norfolk), com a possibilidade de usar sobretudos, ou sobrecasacos,
militares ou de frio. Como acessório para a cabeça, existem
infinitas possibilidades, desde a tradicional cartola (alta, baixa,
de abas grandes ou pequenas…) até boinas ferroviárias, quepes,
barretes ou capacetes (o mais famoso é o icônico capacete de Pith,
dos exploradores britânicos e europeus em geral). Para os pés, as
variedades vão de sapatos tradicionais, às botas militares de couro
envernizado, pele ou de borracha vulcanizada com o cano em
comprimentos variados (desde as mais baixas até as de montaria que
quase tocam os joelhos).
Para as mulheres, o
leque é ainda mais amplo. Podendo usar os vestidos de saias mais
rodadas e soltas, típicos da época da Guerra da Secessão, passando
pelos modelos com o bustle elegantemente elaborados comuns ao final
do século XIX, até as saias estreitas do inicio dos anos de 1900.
Além dessas possibilidades, podem ainda investir no uso de corpetes
e espartilhos diversos, mais elaborados, ou mais simples de diversas
estampas e tecidos. Como calçado, sapatos baixos, botas e sapatilhas
são sempre uma boa aposta. Toucas, chapéus de abas largas ou
curtas, além de tiaras e toucados dão um toque a mais para a roupa
feminina. E, como se não bastassem, não há limites para a criação
de versões femininas dos trajes masculinos.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
A Imperatriz Sissi
Adoro histórias com rainhas e princesas, e certamente me sinto fascinada pela história de vida dessas mulheres. Uma trilogia que assisti e amei foi sobre a Imperatriz Sissi, imortalizada no cinema e protagonizada pela atriz Romy Schneider, "Sissi" (1955), "Sissi, a imperatriz" (1956), "Sissi e seu destino" (1957), grande sucesso do austríaco Ernst Marischka.
A Imperatriz Elizabeth da Áustria nasceu em 24 de dezembro de 1837, em Munique. Casou-se com Francisco José I, em abril de 1854, tinha 16 anos. Do casamento gerou 4 filhos, Sofia Frederica, Gisela, Rudolfo e Maria Valéria.
A vida de Sissi não foi nenhum mar de rosas, foi marcada pela depressão, causada pela infelicidade no casamento, da rígida vida na corte austríaca e tragédias. Além de ser muito vaidosa, sofria de anorexia. Controlava rigorosamente seu peso, chegando a se pesar três vezes ao dia. Com aproximadamente 1,75 de altura, pesava 45quilos. Vivia fazendo dietas malucas. Essa privação em torno da alimentação resultou num diagnóstico de desnutrição e problemas pulmonares.
No auge de sua beleza, Sissi fazia questão de retratá-la em documentos e quadros. Através de várias pesquisas, constataram que não há retratos dela depois de seu trigésimo aniversário. O declínio de sua beleza doeu-lhe muito. Sissi preocupou-se em manter-se viva na memória popular eternamente jovem, não se conformava com a velhice, passando a esconder-se por trás de leques e véus negros.
Este é um pequeno resumo da vida de uma mulher que teve tudo, e ao mesmo tempo nada. Sua beleza foi sua glória e ao mesmo tempo sua ruína.
Adoro histórias com rainhas e princesas, e certamente me sinto fascinada pela história de vida dessas mulheres. Uma trilogia que assisti e amei foi sobre a Imperatriz Sissi, imortalizada no cinema e protagonizada pela atriz Romy Schneider, "Sissi" (1955), "Sissi, a imperatriz" (1956), "Sissi e seu destino" (1957), grande sucesso do austríaco Ernst Marischka.
A Imperatriz Elizabeth da Áustria nasceu em 24 de dezembro de 1837, em Munique. Casou-se com Francisco José I, em abril de 1854, tinha 16 anos. Do casamento gerou 4 filhos, Sofia Frederica, Gisela, Rudolfo e Maria Valéria.
A vida de Sissi não foi nenhum mar de rosas, foi marcada pela depressão, causada pela infelicidade no casamento, da rígida vida na corte austríaca e tragédias. Além de ser muito vaidosa, sofria de anorexia. Controlava rigorosamente seu peso, chegando a se pesar três vezes ao dia. Com aproximadamente 1,75 de altura, pesava 45quilos. Vivia fazendo dietas malucas. Essa privação em torno da alimentação resultou num diagnóstico de desnutrição e problemas pulmonares.
No auge de sua beleza, Sissi fazia questão de retratá-la em documentos e quadros. Através de várias pesquisas, constataram que não há retratos dela depois de seu trigésimo aniversário. O declínio de sua beleza doeu-lhe muito. Sissi preocupou-se em manter-se viva na memória popular eternamente jovem, não se conformava com a velhice, passando a esconder-se por trás de leques e véus negros.
Este é um pequeno resumo da vida de uma mulher que teve tudo, e ao mesmo tempo nada. Sua beleza foi sua glória e ao mesmo tempo sua ruína.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Rocinha de promessas, fui o tema do desfile de moda, realizada no Complexo Esportivo da Rocinha, sob a direção do Zé Luis( I LOVE YOU ), que me dei a oportunidade de exercer a função de estilista, já que na época, eu ainda estava na faculdade de cursando Design de Moda. Senti uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo sabia que seria um grande desafio.Depois que tive aprovação dos croquis de cada peça, fizemos pesquisa de tecidos, compramos tudo que seria necessário, e finalmente tudo que estava no papel começou a ganhar forma, com a ajuda das costureiras, pois sem elas o sonho ficaria no papel. Peças despojadas e com pinturas de casinhas. Adorei todas, mas a minha paixão foi o macacão.
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Esse foi o dia que apresentei meu trabalho de conclusão do curso de Design de Moda, na Candido Mendes.
A expectativa foi grande, fiquei um pouco nervosa diante da banca formada por profissionais do ramo da moda, mas por fim deu tudo certo. Essas são as imagens da minha peça conceito, vestido que eu mesma fiz na minha casa, optando pelo método de moulagem. A peça ficou perfeita no corpo da modelo.
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)





